
Gênero e Raça na Educação Básica: uma introdução (Eduardo Rodrigues)
O Instituto de Referência Negra Peregum, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e com financiamento do Fundo Malala, lança o curso “Gênero e Raça na Educação Básica: uma Introdução”. A formação é voltada para profissionais da educação pública. Com inscrições abertas até 07 de novembro de 2024, o curso oferece 100 vagas para educadores de todo o Brasil, com pelo menos 60% das vagas para profissionais negros e negras. Mais informações e inscrições.
Totalmente gratuito e realizado em formato online, o curso começará em novembro. Ao todo, serão seis semanas com aulas às segundas-feiras, das 19h30 às 22h00, abordando temas fundamentais como racismo, sexismo e políticas afirmativas. Os participantes aprovados recebem certificação da USP, garantindo a valorização de suas práticas pedagógicas e o fortalecimento de uma educação equitativa.
O curso é voltado para profissionais da educação básica, como professores/as, coordenadores/as, diretores/as e supervisores/as de redes públicas. Pelo menos 60% das vagas são reservadas para pessoas negras e 40% para ampla concorrência. As vagas são limitadas, e a formação é uma oportunidade única de atualização e diálogo sobre educação antirracista e de gênero nas escolas.
Sobre o Programa Malala Peregum
O curso integra o Programa Malala Peregum, que visa ampliar o acesso e a permanência de meninas negras e imigrantes na educação básica. Com três eixos principais — pesquisa, formação continuada e ações afirmativas —, o programa tem como meta promover práticas e políticas educacionais antirracistas em escolas públicas brasileiras.
Além do curso, o programa abrange a pesquisa “Trajetórias: Gênero, Raça e Violência na Educação Básica” e o projeto Firminas e Mahins, que acompanha o desenvolvimento educacional de meninas negras e imigrantes em escolas parceiras ao longo de dois anos.
“O Programa Malala Peregum Raça e Gênero na Educação Básica mobiliza esforços no sentido de fortalecer a agenda do Direito à Educação de meninas negras e imigrantes construindo articulações com organizações do movimento negro, pesquisadores e unidades educacionais públicas, dessa forma, fomentando e influenciando o debate público tendo em vista a ascensão de meninas negras e imigrantes como sujeitas da aprendizagem nos sistemas de ensino, de tal forma a promover o fortalecimento de redes de ensino públicas, democráticas, laicas, antirracistas, antissexistas, anticapacitistas e plurais”, considera Adriana Moreira, coordenadora geral do Programa Malala Peregum, do Instituto de Referência Negra Peregum.”
Totalmente gratuito e realizado em formato online, o curso começará em novembro. Ao todo, serão seis semanas com aulas às segundas-feiras, das 19h30 às 22h00, abordando temas fundamentais como racismo, sexismo e políticas afirmativas. Os participantes aprovados recebem certificação da USP, garantindo a valorização de suas práticas pedagógicas e o fortalecimento de uma educação equitativa.
O curso é voltado para profissionais da educação básica, como professores/as, coordenadores/as, diretores/as e supervisores/as de redes públicas. Pelo menos 60% das vagas são reservadas para pessoas negras e 40% para ampla concorrência. As vagas são limitadas, e a formação é uma oportunidade única de atualização e diálogo sobre educação antirracista e de gênero nas escolas.
Sobre o Programa Malala Peregum
O curso integra o Programa Malala Peregum, que visa ampliar o acesso e a permanência de meninas negras e imigrantes na educação básica. Com três eixos principais — pesquisa, formação continuada e ações afirmativas —, o programa tem como meta promover práticas e políticas educacionais antirracistas em escolas públicas brasileiras.
Além do curso, o programa abrange a pesquisa “Trajetórias: Gênero, Raça e Violência na Educação Básica” e o projeto Firminas e Mahins, que acompanha o desenvolvimento educacional de meninas negras e imigrantes em escolas parceiras ao longo de dois anos.
“O Programa Malala Peregum Raça e Gênero na Educação Básica mobiliza esforços no sentido de fortalecer a agenda do Direito à Educação de meninas negras e imigrantes construindo articulações com organizações do movimento negro, pesquisadores e unidades educacionais públicas, dessa forma, fomentando e influenciando o debate público tendo em vista a ascensão de meninas negras e imigrantes como sujeitas da aprendizagem nos sistemas de ensino, de tal forma a promover o fortalecimento de redes de ensino públicas, democráticas, laicas, antirracistas, antissexistas, anticapacitistas e plurais”, considera Adriana Moreira, coordenadora geral do Programa Malala Peregum, do Instituto de Referência Negra Peregum.”
Sobre o curso
Conheça os professores

Prof. Dr. Eduardo Januário
Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA). Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutor e Mestre em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); Especialista em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Licenciado em História. Professor de História e Diretor de Escola pública(2006-2013). Formador de Professores na Secretaria Municipal de São Paulo (2014-2016). Foi bolsista CNPq (mestrado) e Capes (doutorado). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Economia Política e História Econômica da Universidade de São Paulo (LEPHE-USP) na área de Política Educacional, Finanças Públicas e Relações Étnico-Raciais e do Grupo Fateliku da Faculdade de Educação, atuando na linha de pesquisa de Políticas Públicas, Financiamento Educacional e Gestão Democrática da Escola Pública, com ênfase nas escolas de periferias.

Profa. Dra. Surya Pombo de Barros
Docente adjunta no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.
Historiadora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de
1 Em ordem cronológica das aulas
São Paulo (2002) e mestra (2005) e doutora (2017) em História e Historiografia da
Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nas áreas
de Política Educacional, História da Educação e Relações Raciais. Integrante do GHENO
- Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (UFPB) e do NIEPHE
- Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (USP).
Integrante do NEABI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiro e Indígena da
Universidade Federal da Paraíba. Professora Colaboradora do Programa de Pós-
graduação em Educação (PPGE/UFPB). Professora permanente e Coordenadora (2022-
2024) do Programa de Pós-graduação em História (PPGH/UFPB).
Historiadora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de
1 Em ordem cronológica das aulas
São Paulo (2002) e mestra (2005) e doutora (2017) em História e Historiografia da
Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nas áreas
de Política Educacional, História da Educação e Relações Raciais. Integrante do GHENO
- Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (UFPB) e do NIEPHE
- Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (USP).
Integrante do NEABI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiro e Indígena da
Universidade Federal da Paraíba. Professora Colaboradora do Programa de Pós-
graduação em Educação (PPGE/UFPB). Professora permanente e Coordenadora (2022-
2024) do Programa de Pós-graduação em História (PPGH/UFPB).

Monitora/ Tutora Lucibele Eduarda
Por meio deste canal os/os cursistas têm contato com a monitoria/tutoria do curso.

Monitora/Tutora Nayara Alvim Machado
Por meio deste canal os/as cursistas estabelecem a relação com a monitoria/tutoria do curso.

Monitor/ Tutor Eduardo Rodrigues
Por meio deste canal se estabelece a relação com a tutoria / monitoria.

Programa Malala Peregum
O Instituto de Referência Negra Peregum abre a seleção pública para o curso "Gênero e Raça na Educação Básica: uma introdução" em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
O curso "Gênero e Raça na Educação Básica: uma introdução" é um curso de atualização profissional cujo objetivo é introduzir os/as profissionais da educação no campo da educação para relações étnico raciais, conforme a alteração do artigo 26-A da LDB n° 9 9394/96 por meio da lei n° 10.639/03, e nas relações de gênero no ambiente da educação formal. Desta feita, a referida formação avança para além da dimensão curricular, de forma que, elementos de leitura de indicadores raciais e de gênero no sistema de ensino, gestão de fluxo para equidade racial e questões vinculadas aos processos avaliativos gênero e raça na escola serão tratados.
O curso é gratuito, destinado aos profissionais da educação pública, realizado na modalidade EAD. Nesta primeira edição, serão oferecidas 100 vagas, sendo que, no mínimo, 60% serão reservadas para pessoas negras (pretas e pardas).
O curso conta com 60h de duração, das quais, 6 encontros de 2h30 serão síncronos e ficarão disponíveis na plataforma.
Coordenação Geral: Adriana Moreira - Instituto Peregum - Champions Malala / Fellowship Maryland University
Coordenador Pedagógico: Eduardo Januário - FE -USP
Cronograma:
18/11 início do curso e aula síncrona às 19h30
25/11 aula síncrona às 19h30
02/12 aula síncrona às 19h30
09/12 aula síncrona às 19h30
16/12 aula síncrona às 19h30
20/12 aula síncrona às 19h30
O curso "Gênero e Raça na Educação Básica: uma introdução" é um curso de atualização profissional cujo objetivo é introduzir os/as profissionais da educação no campo da educação para relações étnico raciais, conforme a alteração do artigo 26-A da LDB n° 9 9394/96 por meio da lei n° 10.639/03, e nas relações de gênero no ambiente da educação formal. Desta feita, a referida formação avança para além da dimensão curricular, de forma que, elementos de leitura de indicadores raciais e de gênero no sistema de ensino, gestão de fluxo para equidade racial e questões vinculadas aos processos avaliativos gênero e raça na escola serão tratados.
O curso é gratuito, destinado aos profissionais da educação pública, realizado na modalidade EAD. Nesta primeira edição, serão oferecidas 100 vagas, sendo que, no mínimo, 60% serão reservadas para pessoas negras (pretas e pardas).
O curso conta com 60h de duração, das quais, 6 encontros de 2h30 serão síncronos e ficarão disponíveis na plataforma.
Coordenação Geral: Adriana Moreira - Instituto Peregum - Champions Malala / Fellowship Maryland University
Coordenador Pedagógico: Eduardo Januário - FE -USP
Cronograma:
18/11 início do curso e aula síncrona às 19h30
25/11 aula síncrona às 19h30
02/12 aula síncrona às 19h30
09/12 aula síncrona às 19h30
16/12 aula síncrona às 19h30
20/12 aula síncrona às 19h30

Pedagógico Esperança Garcia
Pedagógico